O OBSERVADOR BRASIL 2012

Este blog tem como tema o comportamento do consumidor,
sob vários ângulos. Aqui você vai encontrar informações e análises sobre
o assunto e está convidado a participar com suas opiniões e sugestões.
Seja bem-vindo e sempre que quiser dê sua opinião.
Tecnologia do Blogger.

CONSUMIDOR "ESQUECE "JUROS E FICA DE OLHO NOS PRAZOS

Postado por Blog do Observador sexta-feira, 27 de maio de 2011


O consumidor considera que a redução do prazo de financiamento tem impacto maior sobre suas compras do que a alta dos juros. Uma pesquisa do Provar (Programa de Administração do Varejo) mostrou que quando o índice de prazo médio aumenta em 1 ponto percentual, o indicador de vendas no varejo sobe 0,61 ponto. Já quando os juros sobem 1 ponto percentual, o índice de vendas recua 0,26 ponto.

O estudo constatou também que o aumento no prazo dos empréstimos representa aumento nas vendas duas vezes maior do que a queda de juros. Para o presidente do Provar, Cláudio Felisoni, a importância maior aos prazos deve-se, entre outros fatores, às informações que são passadas ao consumidor. A taxa de juros, na maioria das vezes, está embutida e por isso o comprador não consegue enxergá-la, enquanto os prazos são explicitados.

De acordo com Felisoni, muitas lojas anunciam “juro zero” embora essas taxas sejam cobradas do consumidor, o que aumenta a sensibilidade e a atenção em relação aos prazos, em detrimento dos  juros.

0 comentários

Postar um comentário