O OBSERVADOR BRASIL 2012

Este blog tem como tema o comportamento do consumidor,
sob vários ângulos. Aqui você vai encontrar informações e análises sobre
o assunto e está convidado a participar com suas opiniões e sugestões.
Seja bem-vindo e sempre que quiser dê sua opinião.
Tecnologia do Blogger.

JURO É A PREOCUPAÇÃO N°1 DO CONSUMIDOR

Postado por Blog do Observador sexta-feira, 1 de abril de 2011

É voz corrente, no Brasil, que o consumidor não dá atenção à taxa de juros cobrada quando faz um empréstimo, e que dá prioridade para saber se a prestação “cabe” no seu bolso. Essa percepção, no entanto, é desmentida pela pesquisa O Observador 2011, que mostrou: nada menos que 57% dos entrevistados colocam os juros como principal item no momento em que pegam um empréstimo. O valor da prestação é prioritário para apenas 20% dos pesquisados.
Essa postura permeia toda a sociedade. Na classe C – a que mais tem crescido no País --, 55% dos pesquisados priorizam os juros quando tomam crédito, e na classe DE o percentual é de 48%, ambos muito acima da importância dada pelo consumidor ao valor das parcelas. Na classe AB a taxa de juros é o principal item para 70% dos entrevistados.
Além disso, todas as regiões do País mostram essa preocupação. No Nordeste, nada menos que 50% declararam colocar os juros como item número 1 no momento de decidir pelo empréstimo, proporção que é de 46% no Norte e Centro-Oeste e que sobe para 59% no Sudeste e para 69% no Sul.

0 comentários

Postar um comentário