O OBSERVADOR BRASIL 2012

Este blog tem como tema o comportamento do consumidor,
sob vários ângulos. Aqui você vai encontrar informações e análises sobre
o assunto e está convidado a participar com suas opiniões e sugestões.
Seja bem-vindo e sempre que quiser dê sua opinião.
Tecnologia do Blogger.

Otimismo do consumidor cresce em julho, mas recua em 12 meses

Postado por Blog do Observador quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O otimismo do consumidor voltou a crescer em julho, depois de dois meses de estabilidade. A constatação é do Índice Nacional de Confiança do Consumidor da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

A pesquisa da CNI mostrou que o otimismo aumentou em 1,3% em julho como consequência principalmente da redução da preocupação com o aumento da inflação. No mês passado, 61% dos entrevistados acreditavam que haveria aumento geral dos preços, em comparação aos 69% de junho.

A pesquisa da CNI mostrou, por outro lado, aumento da preocupação dos con­sumidores com relação ao desem­prego. Do total de entrevistados, 7% preveem que o desemprego vai aumentar muito, 36% acham que vai aumentar e 25% acreditam que o nível não vai mudar.

A comparação com julho de 2010 mostrou que as previsões otimistas em relação à economia diminuíram – o recuo foi de 3%, o que significa a maior queda no índice em 12 meses. A redução aconteceu em todos os seis componentes do indicador:  expectativas sobre a trajetória da inflação,  desemprego, renda pessoal, situação financeira, endividamento e compras de bens de maior valor.

0 comentários

Postar um comentário