O indicador de Intenção de Compras das Famílias (ICF), calculado pela Confederação Nacional do Comércio, aumentou 1,8% em janeiro, passando para 139,7 pontos. Acima de 100 pontos, o índice mostra que o nível de disposição para consumo é elevado.
Na avaliação da CNC, os principais motivos para o aumento da confiança dos consumidores são o reajuste de 14,1% do salário mínimo, e as medidas adotadas pelo Banco Central (que está reduzindo a taxa básica de juros e a tributação de alguns produtos de consumo).
O indicador ICF é...
O brasileiro sente-se muito seguro para parcelar compra de itens relacionados à alimentação e a roupas, segundo a pesquisa O Observador 2011. O levantamento mostrou que 75% dos entrevistados disseram-se “muito seguros” e “seguros” quando parcelam compras de alimentos e que 64% têm esse sentimento no consumo de roupas.
A pesquisa revelou também que a segurança fica menor quando se trata de eletrodomésticos. Os índices de segurança revelados pelo estudo foram de 43% no caso de televisores, 42% na compra de fogões e 41% no caso...
O sonho dos consumidores das classes de renda mais baixa (C, D e E) em relação a um novo celular é que o aparelho permita acesso à internet. Essa conclusão é da pesquisa realizada pela consultoria Plano CDE, que após ouvir 336 pessoas daquelas classes de renda revelou: 78% dos entrevistados consideram o uso do celular para ter acesso à internet como item “muito importante” entre os recursos oferecidos pelos telefones celulares.
Outra ferramenta valorizada pelos consumidores dessas classes é o MP3, citado por 73% como fator...
Os consumidores da classe C optam pelo financiamento na compra de carros praticamente na mesma proporção dos compradores da classe AB.
A constatação é da pesquisa O Observador 2011, que revelou: 67% da classe AB financiam a compra de carro, em comparação aos 65% da classe C. Nenhum dos entrevistados da classe DE declarou ter feito esse tipo de empréstimo, provavelmente porque não tiveram condições de adquirir um veículo.
A porcentagem de entrevistados que financiaram a compra de geladeira foi maior na AB (76%) do que nas...
O consumidor internauta prefere utilizar o cartão de crédito e o crediário em suas compras via computador, segundo a pesquisa O Observador. O levantamento mostrou que 75% dos entrevistados escolhem o crediário e 42% optam pelo cartão de crédito ao fazer compras via internet porque essas opções lhes dão mais facilidade de parcelar o pagamento dos produtos e serviços adquiridos on-line.
Em relação ao cartão de crédito, outras vantagens apontadas por esses consumidores são a maior possibilidade de conseguir descontos, lembrada...
A maioria dos consumidores não vai aos shopping centers para fazer compras. Esse dado surpreendente faz parte de pesquisa realizada pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), que mostrou: 46% dos entrevistados vão aos centros de compra para passear (17%), fazer refeições (13%), usar os serviços disponíveis (10%) e para lazer (6%).
A pesquisa revelou que 37% dos consumidores vão aos shopping centers para fazer compras. A porcentagem é maior na classe A (41%) e recua entre os entrevistados da classe B (37%)...
O otimismo do consumidor está em alta, tanto em relação à sua situação financeira pessoal quanto à economia em geral para os primeiros seis meses deste ano.
Uma pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em conjunto com o Instituto Ipsos mostrou que o Índice Nacional de Confiança do Consumidor cresceu para 176 pontos em dezembro, em comparação aos 170 pontos de novembro e aos 163 pontos de dezembro de 2010.
A confiança dos entrevistados na condição financeira pessoal para o primeiro semestre de 2012...
A maioria dos consumidores brasileiros não tem o hábito de obter informações sobre as empresas em que pretende conseguir um empréstimo, nem sobre possíveis descontos nas parcelas do financiamento. Essas informações são da pesquisa O Observador, que mostrou: apenas 6% dos entrevistados buscam informações sobre o banco ou financeira que vai emprestar o dinheiro para ele fazer suas compras, e nenhum deles se preocupa com desconto nas prestações.
A procura de dados sobre a instituição que emprestará os recursos é maior na classe...