O otimismo do consumidor voltou a crescer em julho, depois de dois meses de estabilidade. A constatação é do Índice Nacional de Confiança do Consumidor da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
A pesquisa da CNI mostrou que o otimismo aumentou em 1,3% em julho como consequência principalmente da redução da preocupação com o aumento da inflação. No mês passado, 61% dos entrevistados acreditavam que haveria aumento geral dos preços, em comparação aos 69% de junho.
A pesquisa da CNI mostrou, por outro lado, aumento da preocupação dos consumidores com relação ao desemprego. Do total de entrevistados, 7% preveem que o desemprego vai aumentar muito, 36% acham que vai aumentar e 25% acreditam que o nível não vai mudar.
A comparação com julho de 2010 mostrou que as previsões otimistas em relação à economia diminuíram – o recuo foi de 3%, o que significa a maior queda no índice em 12 meses. A redução aconteceu em todos os seis componentes do indicador: expectativas sobre a trajetória da inflação, desemprego, renda pessoal, situação financeira, endividamento e compras de bens de maior valor.
0 comentários